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Arquitetos: Vikelas Architects
- Área: 7250 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Christophoros Doulgeris
Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste projeto foi feita uma tentativa sistemática de, por um lado, restaurar e valorizar um edifício existente de estilo neoclássico, e, por outro, elaborar uma adição contemporânea, que em conjunto deveria responder a um programa consolidado com demandas e conteúdos especiais.
Descrição geral
O novo museu está localizado em um terreno de esquina, em um ambiente densamente construído de Atenas, próximo ao centro histórico. Está voltado para a praça da Igreja de San Spiridón, que foi remodelada pela Fundação B&E Goulandris, a título de doação ao município de Atenas.
O museu procura, pela sua presença e conteúdo ímpar, servir como polo de atração de importância e âmbito internacional. Em termos funcionais, combina o carácter de um espaço expositivo e educativo, incluindo espaços de biblioteca, sala de conferências, sala de vídeo e atelier infantil, enquanto um café-restaurante se situa junto à entrada no mezanino, com acesso ao pátio exterior coberto. O primeiro e o segundo andares são usados para obras de artistas estrangeiros, enquanto o terceiro e o quarto andares abrigam obras da coleção grega. A galeria da exposição temporária está localizada no primeiro nível do subsolo.
Conceito
As instalações estão funcionalmente distribuídas em torno de uma escada central, na qual a luz natural difusa é introduzida através dos elevadores de vidro. Do terceiro andar para cima, os espaços estão dispostos em dois eixos, convergindo no ponto central da circulação vertical, que serve como marco predominante, com elaborados detalhes de iluminação ocultos e uma claraboia no topo.
O projeto teve muitas peculiaridades. O primeiro foi a posição do terreno. As estreitas calçadas da Rua Eratóstenous, a linha do bonde e a calçada inclinada, minimizaram o adequado canteiro de obras, havendo a necessidade de uma escavação muito profunda de 20 a 27 metros de profundidade.
A exigência do Ministério da Cultura de preservar a parte posterior das paredes das casas do antigo centro histórico dificultou ainda mais a escavação. Uma estrutura metálica espacial foi estruturada em fases, a fim de suportar os muros de contenção e receber as cargas horizontais do talude de escavação. A construção gradual do subsolo permite que a estrutura metálica anterior seja desmontada passo a passo.
Materiais
A abordagem do projeto envolve um esforço para lidar com a grande altura da extensão, bem como a abstração visual dentro de um ambiente urbano que é esteticamente bastante sobrecarregado. O edifício mantém-se em primeiro plano, enquanto o novo anexo é rebaixado, criando assim um volume distinto com um vocabulário morfológico contemporâneo.
O novo revestimento é feito com painéis de calcário ocre Edessa em elementos horizontais alternados de duas alturas e acabamentos diferentes. A grande dimensão do painel foi uma escolha inicial, servindo a um estilo arquitetônico minimalista, dialogando com o envoltório preservado e destacando o caráter público do edifício. Em alguns pontos, os painéis dão lugar a aberturas lineares - janelas altas que deixam entrar luz natural nas áreas expositivas, ou se transformam em fendas estreitas que indicam a presença de um núcleo de circulação por trás delas.